terça-feira, 12 de agosto de 2008

Pedro Barbosa - O Grande Capitão




Nome:Pedro Alexandre Santos Barbosa
Nacionalidade: Portugal
Nascimento:1970-08-06 (38 anos)
Naturalidade: Gondomar - Portugal
Posição: Médio
Altura: 182 cm
Peso:80 kg

Actualidade: Director desportivo do Sporting Clube de Portugal

Clubes profissionais
1989-1991 - FREAMUNDE
1991-1995 - GUIMARÃES
1995-2005 - SPORTING

Seleção nacional
1992-2002
Portugal
22 jogos - 5 Golos

Carreira

Pedro Barbosa, o "poeta do futebol", jogava como médio ofensivo e pertenceu aos quadros de formação do F.C. Porto. Iniciou a sua carreira ao serviço do Vitória de Guimarães após 2 anos de rodagem no Freamunde. As suas exibições no Vitória valeram-lhe uma transferência para o Sporting Clube de Portugal onde, durante muitos anos, envergou a braçadeira de capitão, num total de dez anos de leão ao peito. O seu talento inegável por pouco não o levou a uma carreira de maiores voos internacionais, pecando apenas pela irregularidade das suas geniais exibições.
Pedro Barbosa conquistou dois campeonatos nacionais (1999/2000 e 2001/2002), uma Taça de Portugal (2001/2002) e duas Supertaças Cândido de Oliveira (1999/2000 e 2001/2002), tendo contribuído decisivamente para a espantosa caminhada europeia em 2005 que culminaria com uma derrota na final da Taça UEFA, numa época em que o derradeiro jogo se disputou no estádio Alvalade XXI, a 18 de Maio de 2005. Deixou o clube no final da época 2004/05 tecendo diversas críticas ao rumo técnico e directivo que este então tomava. Abandonou a carreira como jogador profissional de futebol a 11 de Agosto de 2005, após 21 anos de prática desportiva como profissional do desporto, deixando em todos os amantes de futebol a saudade da sua classe.
Como jogador, Barbosa, foi de um talento incomparável e muitas vezes considerado um génio. Dono de uma técnica invejável e de uma visão de jogo extraordinária, foi admirado por adeptos, treinadores e colegas de profissão, somente criticado pela sua falta de velocidade, o que lhe valeu a alcunha de "pastelão tecnicista". Numa das suas melhores exibições, frente ao Maccabi Haifa de Israel a contar para a Taça UEFA, a 14 de Setembro de 1995, fez um hat-trick na vitória do Sporting por 4-0.
É conhecido pela sua forte personalidade, em que se destaca a capacidade de liderança, caracter, convicções e forte sentido ético. Ao longo da sua carreira, e como capitão do Sporting Clube de Portugal, estas virtudes saltavam à vista. Aquando da sua triste e injusta saída do clube, com o contestado José Peseiro ao leme da equipa, estas voltaram a sobressair imaculadas.
Ficou conhecido também pelo pensar do jogo do Sporting. Um craque que fez justiça ao provérbio "devagar se vai ao longe".

Carreira internacional
Pedro Barbosa foi internacional por 22 vezes marcando 5 golos, alguns deles de belo efeito. Estreiou-se a 11 de Novembro de 1992, no jogo Portugal-Bulgária (2-1).
Participou no Euro 96 apesar da sua fraca utilização.
Em Julho de 2002, após decepcionante participação na Copa do Mundo na Coreia e Japão, onde apesar de se ter sagrado campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal acabou por não ser utilizado em qualquer um dos 3 jogos disputados pelos 'Tugas', renunciou à participação nos trabalhos da selecção nacional Portuguesa.

DIRECTOR DESPORTIVO:
No dia 14 de Julho de 2006, Pedro Barbosa é apresentado como novo Director Desportivo do Sporting Clube de Portugal, regressando assim a Alvalade.
Jogadores negociados por Pedro Barbosa para o Sporting:
- Fábio Rochemback - Hélder Postiga - Leandro Grimi - Ricardo Batista - Marco Caneira

Pedro Barbosa é daqueles jogadores que nunca devia de deixar jogar futebol, era um génio e no dia que abandonou o desporto, o futebol ficou mais pobre. Na minha opinião foi o médio-ofensivo mais fantástico a actuar em Portugal e desde a sua saída que não apareceu melhor...OBRIGADO BARBOSA - O Grande Capitão



Sem comentários: