sábado, 6 de dezembro de 2008

Dia de anos (31) com uma péssima noticia!

Pois é pessoal, ontem fiz 31 anos de idade...o tempo não volta para trás e cada vez mais a nossa juventude vai-se apagando.
Ainda parece que que foi ontem que estava a entrar para a escola primária com a minha mala verde de cabedal que a minha tia Soledade me trouxera da Alemanha. O tempo foge muito rapidamente das nossas vidas, foge á velocidade de 24 horas por cada dia que vivemos e que devemos de o aproveitar da melhor forma possivel. Ainda parece também que foi ontem que estava a viver sózinho em Lisboa com 11 anos de idade e com os meus pais a 120 Kms de distância. Como devem de calcular durante as nossas vidas passamos por muitas alegrias e tristezas, passamos por tudo aquilo que vamos escolhendo com certezas e sem certezas, passados alguns anos e depois de momentos que nos vão evaporando da memória, só nos ficam os mais marcantes e aqueles que chamamos de SAUDADES.
As maiores saudades que tenho na minha vida, são principalmente dos meus AVÓS PATERNOS e também da minha infância e adolescência...contudo, resta-me pensar que "Recordar é viver".

Agradeço a todos os que passaram pela minha vida e que de uma forma ou de outra me ajudaram a ser quem sou hoje.

Pelo dia dos meus 31 anos de idade, agradeço a todos os meus colegas e amigos do GOLEGANENSE.
Agradeço pois claro aos fantásticos pais que tenho tido durante toda a minha vida e que espero ainda ter por muitos anos mais.
Agradeço principalmente á maravilhosa esposa que tenho por estes 10 anos passados (parece que foi ontem...) e também á minha filha por todos os momentos que me tem proporcionado e por esta nova faceta que eu desconhecia mas que é fantástica...SER PAI.

Conclusão: OBRIGADO A TODOS.

Como disse no titulo, tive uma péssima noticia por volta das 17:30, tinha estado a jogar snooker no SCAFA com o meu grande amigo Luís Jesus durante quase 2 horas e quando fomos acertar as contas ele virou-se para mim e disse-me: "então e o Leitão? Já viste!" Eu sem saber de nada disse: "Já vi , o quê?"...recebi a pior noticia do ano..."o Leitão morreu na 2ª feira"...andei ara cair para o lado...ainda hoje estando eu aqui a escrever no meu blogue, me custa a acreditar.

O Leitão, mais propriamente de seu nome DUARTE CARACÓL LEITÃO era natural de Vila Viçosa e veio para o Entroncamento há muitos anos devido á sua vida militar em Tancos. Era individuo para cerca de 74 anos e com uma vivência e juventude fantásticas. Era um ex-jogador de bilhar que teve de passar a ser um jogador de snooker devido á escassez de bilhares. Era apelidado no café "SCAFA" de "O Deus da seca" (o deus da tabela seca). Eu ganhei o torneio no SCAFA pelas 2 vezes que entrei nele e passados muitos anos da minha vida a jogar jogos de salão, confesso que á tabela seca o Leitão era o melhor. Ontem saí do SCAFA com um enorme golpe na minha alma, o Leitão era mais do que um amigo, passei momentos fantásticos com ele e a jogar contra ele, principalmente á 6ª feira á tarde em que o nosso "perde-paga" incluía para ele um Whisky e para mim "um copo de leite com chocolate e meia torradinha". Ele dizia que "lá vem o leitinho para o menino"...mas o que ele mais dizia era que eu uma vez tinha levado uma malha tão grande que só tinha parado na Azinhaga em vez de parar na Golegã (de facto não era verdade mas era uma forma de ele fazer rir o público). Ainda almocei com ele uma vez no Entroncamento e que companhia...
Leitão era um cómico por excelência que já tinha tido alguns problemas de coração e desta vez não teve perdão, ontem vinha pelo caminho e vi o Sr Gaspar, um ex-Tenente Coronel e grande amigo do Leitão, falámos um pouco sobre eu não ter sabido de nada e ele lá me contou os pormenores da triste noticia. Reparei que os seus olhos estavam muito brilhantes por estarmos a falar de uma pessoa que convivera com o Sr Gaspar mais de 40 anos seguidos e que eram amigos mesmo com algumas turras pelo meio. Eu também quase que não me conti porque tinha acabado de saber que um GRANDE amigo meu partira para o outro lado.
Uma das coisas mais lindas que o Sr Gaspar me contou, foi que dentro do caixão lhe haviam colocado o seu taco de snooker, foi um gesto muito lindo e eu só tive mesmo pena de não poder assistir á última homenagem ao meu GRANDE AMIGO "LEITÃO". Do que mais terei saudades (além da sua preciosa companhia onde eu ultimamente lhe chamava de "Tiozinho Querido") é dos grandes derbis de snooker, com todo o café em peso a ver-nos jogar, a ele porque era um figurão e na tabela seca era um "Deus" e a mim porque eu sempre com aquele jogo de ataque exigia dele uma concentração maior além de eu começar logo a pedir o "leitinho e a torradinha".
Um bem haja Duarte LEITÃO, infelizmente a última bola á seca pregou-te uma partida.
Luís Contente

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Michael Laudrup


Michael Laudrup (15 de Junho, 1964) é um ex-jogador de futebol dinamarquês. Com estilo vistoso de fugir da marcação, jogou, entre outros, na Lazio e na Juventus (ambos da Itália) e no Barcelona e Real Madrid (Espanha) tendo terminado a carreira no Ajax. Actuou várias vezes pela seleção da Dinamarca, inclusive no Mundial de 1986 (quando a seleção dinamarquesa causou sensação, a ponto de ser apelidada de "Dinamáquina" e no mundial de 1998, na França, quando a sua seleção foi eliminada pelo Brasil nos quartos-de-final.
É irmão do também ex-jogador de futebol Brian Laudrup,que jogou também o mundial de França em 1998.
Vencedor da liga dos Campeões (em 1992) e da Super taça Europeia (1993) pelo Barcelona, eleito o melhor jogador da Dinamarca dos 50 anos da UEFA, nos Prêmios do Jubileu da entidade.
Fez parte da famosa equipa do Barcelona apelidada de "Dream Team" liderada por Johan Cruyff e que teve como melhor marcador um tal de Romário.



No Barcelona de Cruyff com Koeman, Stoichkov e Witschge



No México 86 a "Dinamáquina"




Liga dos campeões 1992

Video: http://www.youtube.com/watch?v=YrqpGaaWOqM&feature=related

Zico - "O Pelé Branco"


ZICO foi considerado por muitos especialistas, profissionais do desporto e, em especial, pelos adeptos do Flamengo, o maior jogador brasileiro desde Pelé e o maior jogador da história do Flamengo, onde actuou durante a maior parte de sua carreira, entre 1967 e 1989, com uma interrupção entre 1983 e 1985 período em que esteve na Itália, jogando pela Udinese. Não são poucos, também, os que o consideram como o melhor jogador de futebol dos anos 80, sendo chamado frequentemente de "Pelé Branco".
ZICO foi o maior goleador da história do estádio do Maracanã, com 333 gols em 435 partidas. Marcou 135 golos em campeonatos brasileiros.
No Flamengo, Zico liderou a conquista de quatro títulos nacionais, em 1980, 1982, 1983, 1987, da Taça Libertadores da América e do Mundial Interclubes, em 1981, entre diversos outros títulos, no período chamado de "Era Zico". Por conta disso, é o maior ídolo da torcida do Flamengo e da história do clube.
No Mundial Interclubes de 1981, o título mais importante do Flamengo, Zico e todo a equipa tiveram uma exibição primorosa contra o Liverpool, reconhecido pela imprensa como o "Rei da Europa da década", tendo conquistado, entre 1973 e o jogo contra o Flamengo, cinco Premier League e três Liga dos Campeões da UEFA. Ao ser indagado sobre o favoritismo dos britânicos, Zico teria dito: "Eles são favoritos sim, mas para o segundo lugar, o que é até muito honroso".



Pela Selecção fez os mundias de 1982 em Espanha e o do México em 1986. Jogou pela selecção entre 1976 e 1986 e só perdeu um jogo nos 90 minutos (quartos de final do mundial de Espanha contra a Itália), Zico marcoi 66 golos em 89 jogos pela canarinha.

Video: http://www.youtube.com/watch?v=FA_tqls4nj0&feature=related

Pélé, Cruyff e Maradona !

Sobre estes três génios nem é preciso dizer muito porque foram na minha opinião os 3 melhores de sempre sem qualquer tipo de sequência.













Pelé fez parte daquele que foi chamada a equipa do século no México em 1970. É até hoje o único jogador Tri-campeão mundial e é dos poucos que passou a barreira dos mil golos (tem cerca de 1280)!!!














Johan Cruyff ganhou 3 ligas dos campeões pelo Ajax (1971,72 e 73) e foi eleito também por 3 vezes Jogador Europeu do Ano. Deixou os relvados aos 37 anos de idade.













Maradona foi campeão mundial de juniores em 1977 e campeão mundial pela Argentina no México 86 onde foi eleito também melhor jogador do torneio.

Enzo Francescoli - "O Príncipe"


Enzo Francescoli nasceu em Montevideu no ano de 1961 e, embora se tenha declarado como um adepto incondicional do Peñarol, revelou-se no Wanderers – único clube que representou no seu país. A sua carreira foi, a nível de clubes, sobretudo marcada pelas passagens que teve no River Plate. Aí, Francescoli atingiu um estatuto e reconhecimento quase sem paralelo, sendo respeitado por todo um país, independentemente das cores clubísticas, muito por força do seu perfil de “Caballero”. Francescoli jogou no River entre de 83 a 86 e 94 a 97 (ano em que terminou a carreira). Pelo meio protagonizou um percurso pelo futebol Europeu. Primeiro, contratado pelo Matra Racing de Paris, onde foi treinado por Artur Jorge, e depois envergando a camisola do Marselha (período que justificará tanta atenção da parte do, então jovem Marselhês, Zinedine Zidane). Em 1990, depois do Mundial e de ter sido considerado o melhor jogador estrangeiro a actuar em França, Enzo Francescoli partiu para Itália, representando o Cagliari e, de forma mais fugaz, o Torino, antes de regressar à Argentina e ao River Plate.


“O Príncipe” – como ficou conhecido – terá sido o melhor jogador Uruguaio de sempre, tendo comandado a sua Selecção nos mundiais de 86 e 90. Diga-se, por fim, que apesar de inspirar Zidane, Francescoli actuava preferencialmente como avançado, sendo um daqueles casos cujo talento parece não ter sido completamente aproveitado em solo Europeu.

Nº10 Carlos Valderrama



É um caso “sui generis” no futebol mundial. Poucos serão aqueles que desconhecerão o nome e a figura de Carlos Valderrama. A verdade, no entanto, é que a carreira deste Colombiano não teve a correspondência ao nível de clubes da sua reputação e trajecto na Selecção.


Depois de se ter revelado como um talento como médio criativo no seu país, Valderrama rumou, com 23 anos, à Europa. O futebol do “Velho Continente” mostrou-se, no entanto, pouco enquadrado com as características sul americanas do “Pibe” que protagonizou passagens sem grande sucesso pelo Montpellier e Valladolid. Ainda assim, Valderrama passou grande parte da sua carreira no Continente europeu, regressando em 1990 ao seu país. Foi, porém, nos Estados Unidos que terminou a, sob grande reconhecimento, a sua carreira.


Se na Europa, Valderrama foi modesto, já no seu país e Continente sempre encontrou elevado reconhecimento para as suas qualidades. Com 111 internacionalizações é considerado por muitos como o melhor Colombiano de sempre, tendo participado em 3 mundiais (1990, 1994 e 1998). Valderrama tem mesmo uma estátua no seu país, assinalando uma carreira que teve como principais prémios individuais os títulos de melhor jogador Sul-Americano em 87 e 93.


Valderrama era um típico 10 Sul-Americano, muita técnica, boa capacidade de coordenação de jogo, mas talhado para jogar em espaços largos e ritmos baixos. A razão da sua invulgar fama terá vindo, no entanto, da singularidade do seu visual, particularmente da sua cabeleira!


Ainda parece que foi ontem que vi um célebre jogo em que a Colombia deu uma "malha" á Argentina de Maradona com o grande Valderrama a parar por 3 vezes a bola (que vinha rasteira) com o joelho e a gozar com todos os argentinos e com o público a vibrar!


Maradona disse no seu livro que Valderrama poderia jogar futebol até aos 50 anos e mesmo assim seria melhor que os outros todos!


Brutal - Jorge MÁGICO Gonzalez !



Caros amigos, este tema devia de ser sobre os carros (carros sim, porque desde o inicio que ainda não falei sobre alguns com o qual quero partilhar convosco)!
Como tal resta-me falar sobre um tema que adoro, o FUTEBOL. E sobre o tema futebol venho falar de um assunto que são os jogadores nº10 e os mágicos que não foram nº10 (porque os houve e muitos).

Em 1º lugar vou falar de um jogador que todos vós desconhecem mas que fez furor em Espanha no modesto "Cadiz". JORGE MÁGICO GONZALEZ (sei que o nome nada vos diz) mas leiam o que vem a seguir e vejam o video, depois no final façam o vosso comentário.

Não dá (ainda) para viajar no tempo, mas a Internet tem este poder de nos fazer, pelo menos, recuperar alguns pormenores do melhor que perdemos no passado. Este vídeo encontrei-o no famoso blogue espanhol “Diarios de Futbol” e traz imagens do impressionante jogador do Cádiz, conhecido por Mágico Gonzalez.
Naturalmente tive que investigar quem fora este talento do futebol e resultado não podia ser mais fiel à magia e irreverência das suas jogadas. Jorge Alberto González Barillas é o nome do avançado de El Salvador que foi o maior ídolo do Cádiz e o melhor de todos os tempos no seu país. Gonzalez começou a jogar a meio da década de 70 mas foi nos anos 80 que o seu nome ganhou maior projecção. Primeiro chamou a atenção da Europa (sobretudo dos espanhóis) quando conseguiu qualificar o seu modesto país para o Mundial de 82. Este feito levou-o ao Cádiz onde haveria de marcar para sempre os adeptos daquele clube. A fama de Mágico Gonzalez dividia-se entre as suas habilidades nas 4 linhas e as polémicas saídas nocturnas – Era um boémio incontrolável, tendo sido perseguido por vários treinadores nas suas escapadelas nocturnas, e preterido por outros, que não admitiam tal comportamento. Em 1984, aquando de uma digressão conjunta entre Cádiz e Barcelona, Maradona afirmou-se espantado com o talento de Jorge Gonzalez, afirmando ser o “único mágico que conhecia”.
As aventuras fora do campo, porém, impediram que tivesse sucesso noutro clube que não o Cádiz. Muitos clubes decidiram não arriscar a contratação do boémio talento e na única experiência espanhola para além do Cádiz, no Valladolid, Gonzalez deu-se mal, regressando depressa ao modesto Cádiz. No seu país é idolatrado pelos 40 golos em 48 internacionalizações e tem um estádio com o seu nome. Não está mal, mas para quem vê as imagens, fica a ideia de que podia ter feito muito mais!

Vejam este brutal video!

http://www.youtube.com/watch?v=OMemVOhSLRw&feature=related

Goleganense 0-2 Caxarias

Infelizmente não conseguimos ganhar no derradeiro (esperemos que sim) jogo no Estádio das Ademas. Azar, azelhice, má sorte, falta de cabeça...chamem-lhe o que quiserem, mas quanto a mim acho que fizemos um bom jogo apesar de sairmos derrotados por 2 a 0.
Lembro que a equipa do Caxarias na 1ª parte só rematou uma vez á baliza e foi golo, num lance completamente mal assinaldado pelo árbitro que além do livre mal marcado ainda deu cartão amarelo ao Santos. Ou seja, marcaram o golo aos 45+2 m.
Na 1ª parte tivemos boas possibilidades de marcar por 2 ou 3 vezes mas infelizmente a sorte não nos sorriu, por isso e depois do intervalo voltámos com força e cheios de esperança de dar a volta ao marcador. Foi mais uma 2ª parte sempre com o controlo do jogo e com mais uma série de golos falhados...enfim era o triste adeus ás Ademas. Foi mais 3 pontos perdidos contra uma equipa verdadeiramente ao nosso alcance e onde há poucas justificações para o ocorrido.
A nível pessoal fiz o melhor jogo esta temporada, no entanto perdemos e preferia ter ganho e ter sido o pior em campo, agora há que levantar a cabeça e pensar no Barrosense que jogará connosco no 1º jogo no campo da Chamusca.

FCG:
F.Singeis (Vitinho); Légua, Santos (Márcio), Godinho e Mota (Condeço); Oliveira,Pápis, Pélé e Contente (c); Marco Santos e S.Singeis.

Suplentes: Luís Verissimo e Élio Bengala.

Tr: António
Conten
te

Este jogo apesar da derrota também trouxe aspectos positivos (que foram negativos) de onde se podem tirar muitas lições. Temos uma boa equipa, mas temos todos de trabalhar, houve decisões mal tomadas, atitudes menos felizes e isso devia de dar mais força ainda a quem as coisas não estão a correr tão bem. Há que demonstrar a certas pessoas que estão erradas sobre o valor de cada um e a única forma de o fazer é treinando com alegria e vontade para que quando cada um de nós seja chamado a jogar, possa estar a 100%.

Abraço a todos e um grande abraço á Familia do Bruno Inglês (principalmente á esposa) pelo actual estado de saúde do sogro do Bruno.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Mouriscas 0-5 Goleganense

Boas tardes á malta!
Depois dos descansos futebolísticos por causa da feira de São Martinho, voltaram os jogos para a rapaziada do F.C.Goleganense. Neste domingo (16-11-2008) deslocámo-nos ás Mouriscas para defrontar a equipa local, estava um belo dia para a prática do futebol, exceptuando o campo que era bastante pequeno. No entanto foi uma bela prestação da nossa equipa que acabou vencendo por 5-0 e onde poderia ter sido muito mais dilatado o resultado até para numeros que já não se usam num jogo de séniores!

FCG:

F.Singeis; Mota, Oliveira, Santos e Inglês; Condeço (Márcio), Pápis, Pelé e Marco Santos; Contente (Luís Verissímo) e S.Singeis (Élio Bengala).

Suplentes: Vitinho, Légua, Espadinha e Tiago Godinho.
Tr: António Contente

Ao intervalo: 0-2
No Final : 0-5

Marcadores: 1º S.Singeis, 2º M. Santos, 3º M. Santos, 4º Márcio e 5º Pelé.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Glória 0 - 0 FC Goleganense

No domingo fomos ao campo da Glória do Ribatejo e fizemos um belo jogo, jogo esse que foi completamente a antítese de que fizeramos contra a Meia Via no estádio das Ademas. Foi um jogo de ritmo elevado do primeiro ao último minuto onde ambas as equipas deram tudo o que tinham e em que qualquer uma das duas poderia ter saído com os 3 pontos.

Tivemos sorte em alguns lances, como também tivemos azar noutros. O Futebol é assim mesmo. Mas penso que tanto este jogo, como o jogo contra o Cercal, foram de longe os nossos melhores jogo no campeonato. Tenho também a certeza, que se tivessemos jogado deste forma na semana passada, nunca teríamos perdido 5-2 contra os últimos. Mas o futebol é isto mesmo.

Agora vamos ter uma paragem de 2 semanas e depois iremos ás Mouriscas.







FCG

Filipe Singeis; Mota (Légua aos 65 m),Tiago Godinho, Oliveira e Bruno Inglês; Márcio (Marco Santos aos 55 m), Pápis, Pélé e Condeço; Luís Contente (c) e Singeis (Silvério aos 77 m)

Suplentes: Vitinho, Espadinha e Élio Bengala.

Treinador: António Contente

Resultado final 0-0

Abraço

domingo, 19 de outubro de 2008

FC Goleganense 2-5 CDO Meiaviense

FCG

Filipe Singeis; Micas (Mota ao intervalo), Santos, Tiago Godinho e B.Inglês (Élio Bengala aos 75m); Oliveira (Sérgio Singeis ao intervalo), Pápis, Pelé e Contente (c); Marco Santos e Márcio.
Suplentes: Vitinho, Condeço e Silvério.

Golos:
Pápis
Sérgio Singeis

Ao intervalo: 1-2
Resultado final: 2-5

Aguardam-se fotos do jogo para depois se fazer os comentários.

Abraço

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Jornal União de Tomar 2

Infelizmente este Jornal já não existe!

Final de época já com o prémio regularidade assegurado!

Aí está o mister "Marques Alves"!

Eu e o Carrão ficámos em 2º lugar nos melhores marcadores!

Jornal União de Tomar 1

São grandes as saudades destes tempos, para recordar!

Foi uma época sensacional esta de 1993-1994. Tínhamos uma bela equipa e um mister (Marques Alves) que era um castiço. Acabei por ficar em 2º nos melhores marcadores e ganhei o prémio regularidade.

Infelizmente soube à cerca de 3 anos que o guarda redes suplente nessa época ( o Viva ) falecera, penso que num acidente de carro. À familia do Viva deixo aqui um abraço cheio de força. Bem haja.

domingo, 12 de outubro de 2008

Tramagal 1-2 Goleganense

A 3ª jornada já foi ontem e felizmente o Goleganense conseguiu um belo triunfo no "histórico" Tramagal por 2-1.
Quem se deslocou a Tramagal teve a possibilidade de verificar que o resultado soube a "bastante" pouco. E digo bastante pouco porque poderíamos ter acabado a 1ª parte a ganhar por 3 ou 4 golos de diferença não fosse alguma desplicência da nossa parte em acertar nas redes adversárias.
Marcámos o 1º golo num bom entendimento Inglês-Singeis-Tiago Silva, foram somente 3 toques para o Tiago fazer um excelente golo. Depois foi um desperdiçar de golos até ao intervalo até porque se facilitou um pouco no meio campo.
Fomos para o intervalo e voltámos cheios de vontade a ampliar o resultado, contudo foi a equipa adversária (já com 10 elementos) a marcar o golo do empate aos 70 m. Contudo e após várias intervenções do guarda redes adversário, chegámos ao merecido golo através de um bom cabeceamento do Marco Santos após assistência do Márcio. Até ao fim ainda poderíamos ter marcado por 2 vezes mas tal não aconteceu.
De realçar que ninguém se aleijou e que deixámos uma novamente uma bela imagem.
Domingo é o derbi com a Meia Via naquele que será o último jogo no pelado das "Ademas" (assim esperamos).
FCG
F.Singeis; Mota, Santos, T.Godinho e B. Inglês; Pápis, Oliveira (Pelé aos 67 m) e T.Silva; Contente (Márcio aos 78 m) , S.Singeis (Silvério aos 60m)e M.Santos
Suplentes: Vitinho, Légua, Micas e Élio Bengala.
Tr. Rodrigues Contente
Golos:
1-0 Tiago Silva aos 20m
2-1 M.Santos aos 83m
Assitências:
1-0 S.Singeis
2-1 Márcio
Abraço

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

FC Goleganense 1 - 1 Mindense

No Domingo recebemos no "último jogo" no estádio das Ademas (segundo informações da direccção) o Mindense. Estava um belo dia para a prática do futebol e a malta da Golegã estava com bastante vontade em ver os jogadores em acção após a vitória no Cercal.
Começámos bastante bem e nos primeiros 20 minutos poderíamos ter marcado por 2 ou 3 vezes (sem exagero). Houve momentos de boas jogadas e só o golo tardava em aparecer, no entanto o golo até surgiu, mas para o Mindense. Foi numa jogada de contra-ataque pelo lado esquerdo da equipa visitante, em que depois houve um passe para o meio e por fim uma assitência para o ala direito que se prontificou a rematar para a baliza do Singeis. O remate foi meio atabalhoado e passou por baixo do nosso guarda-redes que tudo fez para evitar o golo. Lá veio a velha máxima..."quem não marca, sofre"!
Depois deste balde de água fria voltámos á carga e perto dos 35 minutos empatámos o jogo. Foi num passe a meio do nosso meio campo do Bruno Inglês para mim, depois eu de 1ª fiz o passe para as costas do último defesa e o Marco Santos já isolado rematou sem chances para o guarda-redes adversário. Até ao intervalo nada de mais.
Na 2ª parte e voltando á carga, o FCG tentou por tudo chegar ao golo, mas em vão. Lutou-se bastante, houve muita vontade mas algo faltou. No entanto nunca baixámos os braços e foi mesmo até ao último minuto...pertissímo do fim e após belo "raíde" do Pelé, o Tiago Silva rematou em jeito e a bola bateu na barra teimando em não entrar nas redes visitantes.
O árbitro não foi muito feliz, no entanto não foi por sua culpa que não ganhámos.
Só nos resta ir ao Tramagal e fazer tudo por tudo para sairmos de lá com um resultado bastante positivo. Contudo estas palavras de nada valerão se não colocarmos as nossas "armas" em campo.
P.S: Pelé, já cá está o comentário...
Abraço
Futebol Clube Goleganense

Em cima: F.Singeis, Marco Santos, Pápis, Tiago Silva, Oliveira e Contente (c)
Em baixo: Santos, Márcio, Bruno Inglês, Tiago Godinho e Légua.

FC Goleganense:

F.Singeis; Légua, T.Godinho, Santos e B.Inglês; Oliveira, Tiago Silva, Pápis e Contente (c)(Pelé aos 53m); Márcio (S.Singeis aos 70m) e Marco Santos.

Sulpentes: Vitinho, Silvério, Élio Bengala, Micas e Mota.

Tr: Rodrigues Contente
Golos:
Marco Santos aos 35 m

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Classificação-Marcadores-Disciplina

  1. Goleganense - 3
  2. Pernes -------- 3
  3. Tramagal -----3
  4. Glória ---------3
  5. Barrosense ---3
  6. Mouriscas ----3
  7. Am.Coruche - 0
  8. Marinhais ----0
  9. Meiaviense ---0
  10. Mindense ---- 0
  11. Bemposta --- 0
  12. Cercal ------- 0
  13. Caxarias ---- 0

Marcadores:

  • Tiago Silva - 1 golo
  • Márcio ------ 1 golo

Assitências:

  • Luís Contente - 2 assitências

Disciplina:

  • Pelé - 1 amarelo

Cercal 0 - 2 Goleganense

Eis o campeonato da 2ª divisão distrital época 2008/09!

Depois das boas indicações deixadas tanto pelo Cercal, tanto pelo Goleganense na taça do ribatejo, antevia-se um jogo animado. Jogo esse que foi de bastante luta com lançes para golo de parte a parte tanto na 1ª como na 2ª parte do encontro.

O campo do Cercal fez-me lembrar o antigo campo do Cartaxo, campo esse de medidas "quase" insuficientes para a prática do futebol uma vez que as equipas nestes encontros usam e abusam dos "charutos" para o ar. Mas não foi o caso, nem por parte da equipa da casa, nem por parte dos visitantes. Ambas as equipas tentaram sempre manter a qualidade do jogo, havendo inclisivé bons lances de futebol.

A equipa do Cercal mais habituada ao seu "relvado" procurou desde o inicio ao fim do jogo os flancos para depois surgirem os habituais cruzamentos. Tinham 3 jogadores referência (o líbero, o nº13 e o ponta de lança) que conduziam o jogo nos seus sectores. Tinham também na sua equipa jogadores com bastante apetência para remates de fora da área. Contudo nunca conseguiram marcar qualquer golo e inclusivé falharam uma grande penalidade muito por mérito do Filipe Singeis que teve uma tarde bastante agitada mas também muito inspirada deixando no ar que poderá fazer uma bela época assim como o Vitinho demonstrou também na semana passada que este ano o Goleganense tem 2 guarda redes á altura da equipa.
O goleganense entrou muito bem no jogo e sempre que jogou a bola pelo chão criou imensas dificuldades ao adversário. Foi num lance desses que o Márcio se desmarcou pela direita, esperou por mim, depois passou-me a bola, eu girei e simulei um remate e nesse instante desmarquei o Tiago Silva que tirou um defesa do caminho e rematou de pé esquerdo fazendo um golo de belo efeito. 5 minutos depois o mesmo Tiago Silva colocou a mão á bola dentro da nossa área e o árbitro assinalou pénalti e bem. No seguimento o Filipe Singeis fez uma bela defesa impedindo assim que Cercal empatasse o jogo. Antes do intervalo em dois livres executados por mim pelo lado direito, poderíamos ter ampliado a vantagem com 2 cabeceamentos do Oliveira mas que o guardião adversário evitou muito bem.

Regressados do intervalo conseguimos marcar aos 55 m pelo Márcio após livre marcado por mim no lado direito do nosso ataque. A 2ª parte não teve a qualidade da 1ª uma vez que nós tentámos mais gerir o jogo e o adversário tentou desalmadamente o tento de honra mas sem sucesso.

Depois de terminarmos a época passada da forma que terminámos, esta foi a melhor resposta que poderíamos ter dado. Estamos por isso de parabéns e conscientes de que teremos de lutar jogo a jogo com muito querer e humildade para conseguirmos os nossos objectivos.

Foto da equipa que iniciou o jogo contra o Cercal



Em cima: Oliveira, Marco Santos, Filipe Singeis, Tiago Silva, Pápis e Contente (c)

Em baixo: João Mota, Bruno Inglês, Santos, Tiago Godinho e Márcio

Sobre o jogo:
FCG: Filipe Singeis; Mota, Santos, Tiago Godinho e B.Inglês; Oliveira, Tiago Silva, Pápis e Contente (Élio Bengala aos 88m); Márcio (Pelé aos 65m )e Marco Santos (Silvério aos 75m).
Golos: Tiago Silva aos 25m e Márcio aos 55m.
Disciplina: Pelé (amarelo)

Fotos do jogo CERCAL vs GOLEGANENSE

sábado, 27 de setembro de 2008

Jornais VS Goleganense

Pessoal deixo cá as páginas dos jornais que falam do nosso Goleganense. Amanhã começa o campeonato e estas noticias deveriam de nos inspirar ainda mais na continuação deste bom trabalho.
De momento fica a informação do jornal "Torrejano"
Mais tarde irei adicionar algumas fotos e mais outra noticia.
Abraço

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

CAMPEONATO 2008-2009

No próximo domingo o F.C.Goleganense vai iniciar a sua participação no campeonato distrital da 2ª Divisão em Cercal (Ourém).
Tanto uma como outra equipa fizeram boa figura na taça do ribatejo. O Cercal fez 2 vitórias e um empate, jogando contra uma equipa da divisão de Honra, outra da 1º distrital e outra da 2º distrital. Segundo informações facultadas o Cercal é uma equipa muito lutadora e como têm um campo muito pequeno, jogam constantemente bola na frente, tipo futebol inglês.
Já o F.C.Goleganense jogou contra Ág. Alpiarça (1ª divisão), Fazendense (Honra) e U.Almeirim (Honra) e conseguiu 3 empates podendo em qualquer dos jogos ter atingido a vitória.
Esperemos que a rapaziada da Golegã entre no campeonato com o pé direito porque as indicações deixadas nos jogos taça deixaram no ar a possibilidade de fazerem uma boa prova.
De salutar o nº de presenças aos treinos (média de 18 jogadores), que este ano é completamente a antítese do que se passou em épocas anteriores. Desta forma aumenta bastante a dificuldade do treinador nas escolhas dos 18 convocados e dos 11 titulares, realçando a qualidade do grupo.
Ao FCG votos de boa sorte para o inicío do campeonato.

RAMBOCOP 1 - Fantástico filme!

Amigos, aconselho a ver este fantástico filme, é um verdadeiro hino a tudo aquilo já visto em cinema. É a melhor homenagem que qualquer actor pode ter.

Os bilhetes não são caros e podem-se adquirir no café "da Ponte da Chamusca". Os 10 primeiros ficam habilitados a uma máquina de café e a uma semana de férias no parque de campismo da Nazaré!

ACTOR PRINCIPAL: Marco Santos

Temos de apoiar o Prof. João Légua!

Como se pode verificar em baixo, uma imagem vale mais que mil palavras!




Portugal está contigo João Légua, só tens de mostrar a todos o teu belissímo "Português".

domingo, 21 de setembro de 2008

F.C.Goleganense 0 - 0 União Almeirim ! (6-7 Penaltis)

FC Goleganense 0-0 União Almeirim (6-7 Penaltis)



Caros amigos, mais uma equipa que pensava que era só chegar, ver e vencer ! Como se verificou a "rapaziada" deu o litro do principio ao fim, deixando todos satisfeitos e com grande vontade de entrar no campeonato da melhor forma possivel...com uma vitória, claro!

Mais uma vez é de realçar a quantidade de adeptos presentes no campo das "Ademas" que nos apoiaram do 1º ao ultimo minuto. Só nos faltou foi marcar um golo para que tudo fosse fantástico.
Relativamente ao jogo, foi como na semana passada, muita luta de parte a parte, algumas ocasiões de golo também, mas no final o resultado foi nulo. Uma coisa é certa, ninguém passou no "peladão". Muitos pensariam que nós eramos uma equipa de "tótós", mas a certeza que tirei deste jogo é que nós temos uma bela equipa e as outras 3 equipas (Fazendense, Ag. Alpiarça e U. Almeirim) têm jogadores que são muito bem pagos para a nulidade que jogam (nem todos é claro).

Para mais tarde recordar segue uma foto e a respectiva constituição da equipa.


Em cima: Pápis, Marco Santos, Silvério, Oliveira, Vitinho e Contente.
Em baixo: Tiago Godinho, Bruno Inglês, Tiago Silva, Santos e Légua.

FCG: Vitinho; Légua, Santos, Godinho e Bruno Inglês; Oliveira, Pápis, Tiago Silva e Contente; Silvério (Élio Bengala aos 60m) e Marco Santos (Condeço aos 70m).


Suplentes: Filipe Singeis, Micas, Márcio e João Mota.


Treinador: Rodrigues Contente


Penaltis:

Marcaram: Tiago Silva, Élio Bengala, Légua, Oliveira e Condeço.
Falharam: Tiago Godinho e Pápis


De realçar o meu reencontro com o meu amigo e ex-colega LEANDRO, foi bom rever um amigo com quem joguei no CADE (tinhamos 12 anos de idade) e mais tarde no ALCANENENSE (com 18 anos de idade), digo claramente que foi dos melhores avançados centros com quem tive o prazer de jogar e digo porque ele não é só bom jogador como também muito boa pessoa. Ao Leandro as maiores felicidades do fundo do coração.

1997/1998 em Alcanena


2008/2009 na Golegã

O tempo passa, as amizades ficam...o futebol não é só ganhar e perder. Há valores humanos muito superiores a tudo isto e como tal a amizade não tem preço.

Abraço á malta

terça-feira, 16 de setembro de 2008

CONFIRMADO ! Pelé Branco regressa ao F.C.Goleganense !

Pelé Branco


Depois de semanas de indifinição, de propostas recusadas e de muitas incertezas, Hugo Raimundo mais conhecido no mundo do futebol por "Pelé Branco" regressou ao F.C.Goleganense dando muitas alegrias ás pessoas da Golegã.


Foi um regresso muito saudado ao atleta que na época passada fez uma excelente prestação depois de uma curta passagem pelas terras de "Vera Cruz" (Brasil).

Foi notória a alegria do presidente António Camilo e do treinador Rodrigues Contente em poder contar novamente com o "fenómeno" do Entroncamento. Espera-se que Pelé Branco ainda possa ser inscrito na corrente semana para que a sua utilização se possa concretizar para delirio dos sócios Goleganenses.

Ao reputado atleta as minhas boas vindas e votos de muito sucesso.



Como se pode verificar nas fotos, é notória a parecença entre Pelé Branco e Pelé (Edson Arantes do Nascimento). Não só a nível fisíco mas também a nível futebolístico.

Dois astros, um do passado e outro do presente.

Abraço ao Pelé e boa época.

domingo, 14 de setembro de 2008

F.C.Goleganense 1 - 1 Fazendense

Amigos fica para a história este excelente resultado com o Fazendense da divisão de Honra e cheios de estrelas!!!

F.C.Goleganense:

F.Singeis; Micas, Tiago Godinho, Santos e Espadinha (Pápis aos 70 m); João Lopes, Oliveira e Tiago Silva; Élio Bengala (Márcio), Luís Contente (Cap)(Silvério aos 83 m) e S.Singeis.

Suplentes: Vitinho, João Mota e Bruno Inglês.

Golos: S.Singeis ( aos 15 m Luís Contente no meio campo desmarcou S.Singeis que já dentro da área foi só escolher e rematar).

Disciplina: S.Singeis (expulsão - vermelho directo).

Entretanto irei actualizar amanhã esta noticia com um video do jogo.
Podem ver aqui os resultados do fim de semana.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Rui Sardinha eleito líder do PSD da Golegã

Rui Sardinha foi eleito presidente da concelhia do PSD da Golegã nas eleições realizadas sábado, 6 de Setembro, após um primeiro acto eleitoral a que não concorreu nenhuma lista. Joaquim Morgado e Carlos Simões são os vice-presidentes e Luís Contente é o tesoureiro. Como presidente da mesa da assembleia foi eleito Francisco da Costa Vieira.

Publicado a 10 Set 2008, 08:43h em "O Mirante"

Golegã: PSD tem novos órgãos sociais

A secção do PSD da Golegã elegeu os novos corpos sociais para os próximos dois anos. As eleições decorreram no sábado, dia 6 de Setembro, das quais saiu vencedora, a única lista candidata. A mesa da Assembleia da concelhia é assim presidida por Francisco da Costa Vieira, que será auxiliado na tarefa por Norberto da Piedade Santos, vice-presidente. Catarina Freitas é secretária e Paulo Vieira, suplente.
A comissão política é dirigida por Rui Sardinha e tem como vice-presidentes Joaquim Morgado e Carlos Simões, actual vereador na Câmara Municipal da Golegã. Luís Contente assume o cargo de tesoureiro e os vogais são Nuno Castelo, Carlos Vieira, Carlos Rosa, António Condeço, João Escabelado, Jorge Santos, António Pieadade e João Coimbra. Nuno Pedro, António Lameira e Duarte Baptista são suplentes da comissão política.
Por: Jornal Torrejano, em: 9/9/2008 14:55:05

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Águias Alpiarça 0 - 0 F.C.Goleganense (5-4 penaltis)

Foi em Alpiarça que o F.C.Goleganense deu o pontapé de saída oficial na época 2008/2009 contra a equipa local. Foi um dia em que a temperatura esteve alta (cerca de 30 graus) e em que houve pouco público nas bancadas. Penso que a maioria até era da Golegã. Aos Goleganenses que nos foram apoiar "um muito obrigado".
Sobre o jogo em si, foi bastante disputado de parte a parte, não se notando que o adversário era de uma divisão superior, antes pelo contrário. O águias nos primeiros 15 minutos dominou mas sem qualquer tipo de perigo para a baliza goleganense. Apartir desse tempo o goleganense "entrou" no jogo e teve até as melhores ocasiões do jogo, ficando (na minha opinião) por marcar uma grande penalidade sobre o Singeis mas que o árbitro não assinalou.
Na 2ª parte a equipa da casa teve mais posse de bola mas nunca chegou a ter qualquer lance digno de registo. O goleganense foi gerindo o desafio e sempre espreitando o contra-ataque, no entanto também não conseguiu criar qualquer lance que pudesse dar em golo.
Findo os 90 minutos, passou-se ás grandes penalidades onde a equipa da casa levou vantagem por 5-4 fruto de um pénalti falhado por S.Singeis.
Fica para a história o resultado e a equipa:
FCG: Filipe Singeis; Légua, Tiago Godinho, Santos (Oliveira aos 55m)e Mota; João Lopes, Pápis e Tiago Silva; Élio Bengala(Márcio aos 70m), Luís Contente (Cap) e S.Singeis.
Suplentes: Vitinho, Micas, F.Feijão, Espadinha e Luís Domingos.
Treinador: António Contente
Resultado: 0-0
Grandes penalidades: 5-4
Eis os marcadores:
  1. João Lopes - Golo
  2. Tiago Silva - Golo
  3. Luís Contente - Golo
  4. Pápis - Golo
  5. Singeis - Falhou

Entretanto estou á espera de fotos do jogo e dos vossos comentários.

FC Goleganense quer fazer bom campeonato


Futebol Clube Goleganense


Fazer um bom campeonato, apontando como meta um dos cinco primeiros lugares da classificação, é o objectivo traçado pela equipa técnica do emblema da Golegã. Nas últimas temporadas, desde que voltou o futebol sénior àquele clube, as participações do Goleganense nos campeonatos da 2.ª divisão têm sido bastante modestas, mas este ano a equipa está muito reforçada, em grande parte, devido à desistência da U. Chamusca. São cinco atletas da divisão de Honra que este ano vão servir o Goleganense, mais um da 1.ª distrital.
Rodrigues Contente, técnico da equipa, deverá ter às suas ordens cerca de 22 jogadores. ”Vamos tentar alcançar uma vitória logo no início do campeonato para nos motivarmos e para ganharmos balanço. No ano passado faltou-nos a vitória para dar ânimo aos jogadores”, referiu.
O Goleganense irá à partida contar com os seguintes jogadores: Pedro Almeida, Filipe Singéis, Micas, Mota, Fábio Santos, João Lopes, Tiago Godinho (ex-U. Chamusca), Bruno Inglês, Sérgio Singéis, Tiago Silva (ex-U. Chamusca), Marco Santos (ex-U. Chamusca), Márcio (ex-Riachense), Luís Contente, Espadinha (ex-Ferroviários), Élio, Silvério, Papis (ex-U. Chamusca), Diogo, Filipe Feijão, João Légua e Carlos Oliveira.



Em cima: Vitinho, Luís Contente, Silvério, Mota, Singeis, Élio Bengala, Micas, Tiago Silva, Santos, Filipe Singeis, Marco Santos, Rodrigues Contente (Treinador), José Madeira (Dir) e José Marques (Roupeiro).

Em baixo: Bruno Inglês, Légua, João Lopes, Tiago Godinho, Diogo, Espadinha, Feijão, Márcio e Pápis,



Na foto: Tiago Silva (ex-Chamusca)

Élio Bengala (ex-júnior) e Tiago Silva (ex-Chamusca)

Pápis (ex-Chamusca)



Por: Élio Batista (noticia do Jornal Torrejano)

http://www.jornaltorrejano.pt/edicao/noticia/?id=741&ed=635

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Gavião 4 - 5 Goleganense

Na 4º feira dia 27 de Agosto o F.C.Goleganense fez o seu 1º jogo (no relvado nº2 de Abrantes) de pré-época contra o Gavião (equipa que milita na 1ª divisão do distrital de Portalegre). Entre algumas ausências (devido a férias) de parte a parte, as duas equipas realizaram um encontro interessante com constante alteração do marcador. Deixo de seguida pela parte do Goleganense a equipa que actuou e os seus marcadores:

F.C.G - 1ª Parte:

Filipe Singeis (GR); João Mota, Feijão, Tiago Godinho e Bruno Inglês; João Lopes, Tiago Silva, Pápis e Diogo Nunes; Zé Silvério e Singeis.

F.C.G - 2ª Parte:

Vitinho (GR); Micas, Santos, Tiago Godinho e Espadinha; T. Brás, Pápis, Tiago Silva e Diogo Nunes; Singeis e Élio Bengala.

Marcadores: Silvério, Élio Bengala, Micas e Singeis 2.

Resultado Final: 4-5

De realçar a ausência por lesão do ZECA que é um grande amigo de longa data.
Amigo, é do fundo coração que te desejo rápidas melhoras ao teu joelho.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Supertaça - Sporting 2 Porto 0

Cá está a nova época ! Foi o 1º jogo oficial e logo um clássico sempre apetitoso, com um Sporting vs Porto.

Muito se falou no defeso sobre estas 2 equipas, sobre qual seria melhor ou não, qual teria melhor plantel, qual o mais equilibrado, aquisições...etc. O que é certo é que o Sporting venceu o actual campeão nacional por 2-0 sem qualquer tipo de resposta. Mas será isto um bom indicio?! Bem, pelo menos a supertaça já é dos leões, agora o campeonato é outro assunto.

Também se fala que Jesualdo Ferreira não é treinador de finais!!! Não percebo muito bem essas afirmações, até porque num F.C.Porto qualquer treinador terá de ser obrigatoriamente um treinador de finais, caso contrário se o campeonato correr mal o treinador ficará certamente com o lugar em risco. No F.C.Porto qualquer treinador poderá brilhar (e terá), agora, há quem diga que tem a ver com a "pressão"...será disto?! Será do Quaresma não ter jogado?! Bem eu não creio que seja assim e irei dar a minha opinião concreta sobre os jogos no geral.

Os resultados são todos condicionados com muitos factores que podem mudar o rumo de qualquer desafio, ou seja:

Um jogador que vem jogando bem e que até acordou menos bem, ou que a motivação não é a melhor, ou porque nos 5 minutos iniciais só tocou na balo 2 vezes e com prestação negativa pode ter condicionado a equipa. Qualquer desentendimento com algum colega, alguma afirmação do mister menos positiva, enfim tudo depende dos factores fisicos e principalmente psicológicos. E veja-se o seguinte: Um jogador pode não estar a 100%, mas imagine que na próxima jornada vai jogar contra a anterior equipa que até é liderada por pelo antigo treinador que apostou pouco nele. A motivação acresce em muito e cause sempre que supera o factor fisico. Estes são somente alguns exemplos.

Mas com tudo isto o que tem a ver com o SCP vs FCP? É certo que o F.C.Porto é melhor que o Sporting e por vezes como a tradição diz:"nem sempre o mais forte ganha". Pois, neste caso o Sporting até foi mais forte em todos os aspectos. Foi mais forte na concretização (2 golos contra 0), defensivamente não "inventou", não deu espaços a Lisandro (tirando um lance ou outro mas sem perigo) e no meio campo fui muitissimo superior (Rochemback marcou a diferença).

Conclusão: Correu bem como poderia ter corrido mal e o que é certo é que Jesualdo Ferreira contra o Sporting continua com a maré de azar (que assim continue!).

Deixo aqui um grande abraço ao meu "amigo" e grande portista SÉRGIO VIEIRA.






sexta-feira, 15 de agosto de 2008

União de Tomar 1993/94 e 1994/95

O União de Tomar é a par do Torres Novas os clubes que mais saudades me deixaram (o Sporting é um caso à parte). Foram 2 anos muito bons onde aprendi muito mesmo. Estava naquela idade dificil (dos 14 aos 16) mas com facilidade me adaptei ao clube, aos colegas e ao vai-vém das viagens.


No 1º ano de juvenil não joguei o prentendido derivado à polémica transferência do CADE para o União, mas foi bom porque participar num campeonato nacional é sempre um honra, assim como representar o União de Tomar, clube onde Eusébio ainda jogou uma época no final da carreira.

Nesse 1º ano o mister era o Alcidio (antigo médio centro do União) e era uma pessoa rigorosa mas também bastante brincalhão quando assim o entendia, a trabalhar é que não havia baldas até porque tinhas um preparador fisico (prof. Coelho) que tinha saído do ISEF e vinha com o pedal todo...eram sempre grandes malhas á 3ª feira. Mas foi bom.

O 2º ano foi excelente para mim, titular em todos os jogos acabei o campeonato com 10 golos. Nesse ano jogava com o nº8, sempre nas costas do avançado (era o Carrão) como gosto, fiz muitas assistências para golo e tinhamos uma bela equipa. Nesse ano havia já jogado contra o CADE no Entroncamento e perdemos por 1-0 com um golo do "Lucas". Como devem de imaginar o jogo não foi nada jeitoso mas o melhor estava reservado para quando eles fossem a Tomar ao "Álvito"(nosso campo nos jogos em casa).

Recebemos o CADE e até á data eles eram invenciveis e sem qualquer golo sofrido!!! Iamos na 2ª volta e faltavam cerca de 4/5 jogos para o fim. Eles tinham uma bela equipa mas nesse dia o jogo tinha de ser meu. No inicio lá estavamos a aquecer, o campo estava cheio de pessoas de Tomar e do Entroncamento, era um derbi, o melhor do distrito e a equipa de arbitragem começou a aquecer também. Quando vi os árbitros, reparei que um era o Joaquim Rodrigues (Nerú) da Azinhaga e um dos Fiscais de linha era o João Luís (Bate n ´avó) que era continuo na escola da Golegã. Do outro lado do campo estava a direcção do CADE em peso, aqueles que me haviam feito a vida negra e que eu estava desejoso de "vingança".

Entretanto começou o jogo e ouvi logo do banco: "Tuca, é esse aí, o 8, nunca lhe dês espaço". Senti naquele instante que iria ter um policia só para não me deixar jogar, que iria ser a minha sombra fosse para qualquer parte do campo. A solução foi ir jogando sempre de 1ª e sempre que tivesse algum espaço aí sim iria para cima do adversário. O jogo foi de muita luta com poucas ocasiões de golo de parte a parte e lá estava o intervalo. Fomos descansar, o mister Marques Alves lá falou conosco sempre com aquele entusiasmo todo e a bracejar muito (até parecia que andava no teatro), lembro-me que me pediu para não entrar no jogo deles e para não me agarrar á bola. Assim fiz e lá fomos para a 2ª parte da guerra depois do merecido descanso.

Começámos como tinhamos acabado, muita entrega, muita luta e oportunidades nada...faltava cerca de 15 minutos para o fim e o Leandro (mais tarde meu colega em Alcanena) quase marcou. O jogo entrou num periodo qu podia ser golo em qualquer uma das balizas, o Carrão depois de um cruzamento do Pedrito quase que marcou, mas a sorte não nos sorria.

Levantada a placa de compensação (5minutos) o jogo ainda ficou mais rápido e num contra-ataque nosso o Marco (médio esquerdo) ganhou um canto. O Pimenta marcou o canto do lado esquerdo do nosso ataque, cruzou para o 1º poste e um defesa cortou enviando a bola para a direcção do Pimenta. Eu estava à entrada da área e pedi a bola ao Pimenta, ele levantou a cabeça e fez-me um passe na diagonal, antes da bola chegar ao meus pés consegui ouvir o meu pai a dizer: "vai, atira!". Então eu de 1ª com a bola à altura do meu joelho rematei de "trivela" para o ângulo mais distante da baliza do guardião Nando. Foi um golão, era o momento mais feliz da minha vida, veio-me tudo á cabeça, desde as reuniões com o CADE, aos problemas da carta, a ida para a Chamusca, etc. Nesse momento com a multidão a aplaudir e eu com o meus colegas a correrem atrás de mim para festejarem o golo, eu olhei para fora do campo e vi a direcção do CADE em peso de cabeça baixa e a irem-se embora (faltavam 2 minutos para o fim), nesse momento corri na direcção deles para tentar chegar o mais perto possivel (os meus colegas ainda nem tinham conseguido festejar o golo comigo porque corri tanto que não me apanharam). Ao chegar ao pé deles gritei bem alto: "Este é dedicado a todos vós". Nem sequer tiveram reacção e para mim foi o meu momento de vingança, de raiva e de olhar para o outro lado e ver o meu pai com os irmão Nico´s a festejarem que nem uns loucos. Foi lindo aquele momento e que sensações. Para me recordar do que aconteceu até tenho o esse jogo em video e de vez em quando lá recordo aqueles momentos de glória.

Entretanto estavamos todos a festejar no nosso meio campo (o guarda redes também lá estava conosco), a bola estava no meio campo e o árbitro deu novamente sinal de partida e nós sem o a equipa nos lugares e muito menos o guarda redes que estava na linha ao pé de mim. Foi um stress porque quase que eles empatavam o jogo. Felizmente o árbitro deu por findo o derbi. Era a 1ª derrota do CADE, era o 1º golo sofrido e o felizardo tinha sido eu que tanto mereci por ter aquele momento.

No fim todos os meus colegas me abraçaram e o jogador do CADE que me marcou o jogo, chegou ao pé de mim e disse: "Contente, os meus parabéns". Curiosamente 2 anos depois o "Tuca" era meu colega de equipa no Torres Novas.

Nesse ano fiquei em 2º nos melhores marcadores e fui eleito jogador do ano dos juvenis com um troféu que me foi entregue pelo Presidente do União na altura (o Sr. Boavida) no encerramento da época.

De há 2 anos a esta parte fazemos sempre no 2º sábado de Junho o encontro de "amigos" das épocas 93/94 e 94/95.

Transferência polémica no verão de 1993 !

Foi no verão de 1993 que se deu uma das histórias mais caricátas que passei no futebol. Tinha eu acabado o 2º ano de iniciado, era altura de passar aos juvenis e para tal o meu ciclo no CADE tinha acabado.
Tanto eu como o meu pai já tinhamos solicitado à direcção do CADE a carta de desvinculação mas eles estavam-se a fazer de dificeis e a criar muitas dificuldades para passarem o tal documento. Entretanto a época estava quase a arrancar e eu fui para o Torres Novas e comecei a treinar com a equipa de juvenis. Com facilidade ganhei o meu espaço e já era titular do meio campo juntamente com o meu amigo "Paulo da Mata". O tempo foi correndo e a carta de desvinculação nada!!
Certo dia marcou-se uma reunião na sede do CADE e também lá estava o Freitas (meu colega no CADE) e o pai para também terem uma reunião por causa da carta dele...enfim a malta do CADE sempre fez isto à malta. Desta vez deram-se mal com o pai do Freitas, porque a determinada altura da reunião, estava eu mais o meu pai à espera e só se ouviam gritos!! Era o pai do Freitas (o homem era muito nervoso) que mandou uma pésada na mesa das reuniões (cairam 2 directores das cadeiras) e começou aos gritos para o presidente do clube: " Amanhã espero por ti à saída do teu trabalho e se não tiveres a carta do miúdo passada vais ter de te haver comigo". Bem, como devem de imaginar aquilo foi uma comédia total.
Depois entrei eu e o meu pai e os gajos lá dificultaram a situação, o meu pai relembrou o presidente Jaime Ramos (actual presidente da camara do Entroncamento) que quando eu vim do Sporting para o CADE tanto ele como o meu pai tinham feito um acordo para que quando eu quisesse sair assim o poderia fazer. Mas parece que a "palavra" só existia para o meu pai...entretanto como muita dificuldade lá passaram a carta. No dia seguinte lá fui para Torres Novas ter um jogo de treino e depois de fazermos o aquecimento fiquei de fora (como era pré-época não havia crise) e só voltei à acção no intervalo juntamente com os meus colegas para aquecermos e depois entrarmos...entraram eles e eu fiquei novamente de fora (já não estava a gostar nada da situação). Depois vieram atrasados 3 colegas meus e sem aquecerem entraram logo. Bem para mim foi o fim da macacada e arranquei para o balneário sentindo que tinha sido a última vez naquele duche. Os meus colegas foram chegando e perguntavam porque não tinha jogado e etc. E eu disse que isso era com o mister mas que já não me interessava porque não voltaria mais. Entretanto disse: "ainda hei-de ser vosso colega".
Pelo caminho expliquei as razões ao meu pai que como bom conselheiro que sempre foi, disse para eu ter calma e que tinha sido um caso pontual. Mas a minha ideia era outra e não passava por Torres Novas depois daquele treino.
Por sorte (ou talvez não) nesse mesmo dia recebemos uma chamada em casa de um clube que estava no nacional de juvenis...o União de Tomar. Para mim foi uma alegria imensa saber que eles queriam que eu fosse para lá, ainda para mais para o nacional, mas a ida ainda estava muito dificil, mais do que todos imaginavam.
Fui para Tomar e começo os treinos, o campeonato começava dentro de 1 semana e eu poderia jogar logo na 2ª jornada por causa do atraso da inscrição. Assinei, tratámos de toda a documentação, a inscrição deu entrada e...bateu na trave. Aqueles "malvados" do CADE tinham passado a carta de desvinculação mas com a falta de data e assim não era válida.
Tivemos de voltar ao ponto de partida e ir à direcção do CADE pedir nova carta, que responderam com "para o União de Tomar NÃO" e que não valia a pena fazer o que fosse nem ir com ameaça nem coisas do género. Como devem de imaginar caíu-me tudo ao chão.
Lá fomos a Tomar explicar a situação e o meu pai disse que lhe dessem mais 3 semanas e que teria a carta na mão! Eu sinceramente não estava a entender nada e perguntei ao meu pai como é que ele iria fazer isso com tanta certeza. Ou seja ele arquitetou um plano e levou-me para o U.Chamusca para os juvenis, eu treinei durante 2 semanas e a direcção da Chamusca pediu a carta ao CADE que se prontificaram a passá-la. Passaram porque a Chamusca tinha uma equipa razoável que lutava para meio da tabela, não sabendo eles que o meu pai acordara com a direcção da Chamusca uma "cedência" para o UNIÃO de TOMAR assim que chegasse a carta de desvinculação. Para fazer esta transferência o meu pai teve de gastar na altura 40 contos (hoje 200€).
Como devem de imaginar foi uma bronca quando o CADE soube da situação, foi tudo menos pacifico e para mim um alivio porque já poderia ir para o nacional de juvenis.
Fui inscrito à 10ª jornada e até ao fim só faltei a um jogo por doença. Foi uma aventura que só eu e o meu pai sabemos o que passámos para eu me ter desvinculado daquele clube.
Tenho uma história fantástica passada 1 ano depois, mas isso conto mais à frente.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Golegã 1993 - Futebol Salão

Equipa: Art e Flor

Em cima á esquerda: Caleiro, Zé-Tó, Carlos Lopes, Paulo Renato e António Contente (treinador).
Em baixo: Costa Pereira, Paulo Serra, Nico e Luís Contente.
Equipa classificada na 4ª posição do antigo torneio de futebol salão da Golegã em 1993.

Foto do Plantel 1997/98

Atlético Clube Alcanenense 1997/98
2ª Divisão B

Na Foto:
1ª fila a contar da esq. - Tónho (roupeiro), Miranda, Narciso, Nuno Agostinho, Nico, Albuquerque, Pedro Gil, Maniche, Leandro, Fernando Costa e Luís Alves.
Ao meio: Ricardo, Luís Betes, Rui Rodrigues, Marco (Dir. Desp.), Rui Lopes (Treinador), Edgar (adjunto), César, Fernando Mateus, Miguel Mendes e Sr. Gaspar (massagista).
Em baixo: Luís Contente, Gil, Ruas, Hérculano Gonçalves (Presidente), Válbom (Cap), Gavino (Dir.), Hugo Rafael e M´Passi N´Dongala.

Torres Novas - 1994/1995 e 1995/96

Nos Torres Novas passei 2 anos maravilhosos, talves dos melhores da minha vida, foram 2 anos em que terminámos no 1º ano em 2º lugar a 1 ponto do União de Tomar, no 2º ano ficámos em 2º a 3 pontos do União Santarém.

Tivemos sempre um grupo fantástico e o mister Zé Júlio (Zé da Mata) era um "cromo", ao intervalo tinha sempre uma frase que não deixava de dizer: "e doa a quem doer". Fosse de que forma fosse, ele teria sempre de a dizer e era risos pela certa. Houve uma altura em que as coisas comigo estavam meio tortas porque ele apelidava-me de "Brasileiro" porque eu só corria com as bolas nos pés (e era verdade!). Mas isso passou quando recebemos o Benfica de Abrantes e ganhámos por 4-0 comigo a marcar o 1º golo, depois de uma tabela no circulo de meio campo, fintei dois adversários e a meio do meio campo da equipa adversária desferi um pontente remate sem defesa possivel fazendo lembrar o golo que Luís Figo marcou à Inglaterra. Talvez um dos melhores de sempre aquele golo. Depois de marcar o golo, arranquei para o banco de suplentes para festejar com a malta e polémico com sempre, comecei a gritar: " Vá quem é que é o brasileiro agora? Quem é?"...o homem tava calado e nem dizia nada e os meus colegas todos era só rir e a festejarem comigo. Nesse jogo ainda fiz 2 assistências e a azia do mister com o "brasileiro" havia terminado.

Foi no estádio Dr. António Alves Vieira (Torres Novas) que senti o maior prazer de jogar futebol, nem quando estava no Sporting senti esse prazer. Jogar naquele estádio era algo de tridimensional para mim. Nestes anos já havia começado a treinar com os séniores que tinham equipas fabulosas (2ª Divisão B) e que eram treinados pelo ex-Jogador do F.C.Porto e do Sporting o mister GABRIEL MENDES (também internacional).

Na Foto: Vitor Rosado (Tr. Adjunto), José Júlio (Tr. Principal), Luís Contente e Mourão (Director)



Luis Contente -10



Golo que marquei ao Salvaterrense na última jornada e que dediquei ao Sr.Oliveira (Director Desportivo) porque era a despedida dele. Nesse jogo ganhámos por 7-0 e marquei 2 golos.