segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O amigo Cartaxo !!!


Pois é meus amigos, o amigo "Cartaxo" (Paulo Silva) é um velho conhecido meu de infância. Vivemos a menos de 100 metros durante muitos anos mesmo e sempre me lembro que todo o mundo que fala do Cartaxo é sinónimo de "Vacadas". De facto é um tipo único com quem passei algumas boas dessas "Vacadas".
O facto de estar a escrever sobre o Cartaxo tem a ver com o dia em que o vi com o polo da casa do Benfica da Golegã e com o simbolo do SLB. O Cartaxo é um daqueles SPORTINGUISTAS fantásticos, nunca me passou pela cabeça vê-lo vestido com tal polo, no entanto até lhe fica bem.
Ainda me lebro quando o SPORTING foi campeão em 99/00 e ele depois da vitória que deu o título contra o Salgueiros ter ido logo para casa, a esposa cortou-lhe o cabelo (máquina zero, penso eu) e de seguida foi cumprir a promessa que fizera: ir a Fátima a pé com a bandeira do SPORTING!!! Se não me engano acho que até foi sózinho! Só mesmo ele para fazer uma destas, fantástico mesmo...por isso ainda me custa a acreditar aquele polo vestido.
Lembro-me ainda de andarmos a brincar na rua a jgar á "vardascada" e também ao "despe" com o Nico mais novo, o Amílcar, o Paulo Tesa, o Cartaxo mais novo, o Zé Panhól e o irmão, o Daniel "gordo", entre outros. Eram comédias e mais comédias, tempos que já não voltam e que jamais se apagarão da minha memória e que guardarei com carinho.
Houve alturas em que se brincava muito á "apanhada" na antiga horta do meu avô onde tinha a casa da minha tia Soledade porque estava inacabada e dava para fazer jogatanas incriveís.
De vez em quando lá vinha a mãe dele a minha casa fazer queixas (ralhar muito) disto e daquilo porque as vacadas ás vezes eram demais e como eu era da idade do irmão por vezes havia molho tanto para um lado como para o outro. Éramos míudos e ninguém podia alterar isso até porque horas depois (ou nem tanto) já estava tudo amigo.
Lembro-me também bastante da "menina Palmira" (Avó do Cartaxo), eu fazia sempre questão de lhe dizer adeus porque sabia que ela ficava toda satisfeita, era uma velhota muito castiça. O meu pai contou-me que ela era lixada quando era mais nova, porque o Cartaxo tinha um tio (Jorge Pais) que era da infância do meu pai e que de vez em quando ia fazer queixas ao meu avô porque eles não queriam saber da escola e que só queriam era malandrice.
Passados alguns anos o Cartaxo foi meu colega de equipa nos séniores da Golegã e passado este tempo todo guardo esses momentos com bastante saudade porque eram dias marcantes. Ou porque chegava lá danado com isto e com aquilo, sempre com aquele estilo de queixinhas e a dizer que não queria saber daquilo e que para ele era o fim, ou então porque estava sempre a "entalar" este ou aquele com a tal palavra "Quem?". Até o mister Tó Manel Riachos de vez em quando lá caía, aquilo era o fim o mundo, broncas e mais broncas quer jogasse a titular ou não.
Num belo domingo depois de termos levado alguns 6 ou 7 em Alcanena vínhamos todos no autocarro e o Cartaxo disse ao Paulo Tesa: "e se a gente fosse encomendar uns frangos ao café do Pêssego ?"
O Carlitos Chinês virou-se para ele e disse mais ou menos nestes termos: "Porra ó Cartaxo, leavaste 7 frangos e ainda queres mais?".
Bem, aquilo foi logo o fim do mundo, tava a ver que aquilo dava para o torto, mas de facto o Chinês teve em altas.
Num dos últimos jogos da época houve um avançado que ia apanhando a bola junto á linha de fundo mas o Cartaxo protegeu a bola e depois fez mais uma daquelas que só ele sabe, simulou uma agressão e mandou-se logo para o chão a gritar. Claro que o árbitro nada fez e lembro-me da malta nas bancadas estar só na gargalhada. Momentos únicos é claro e que só feitos por ele teriam a graça qu tiveram.
Bem, mas a maior vacada de todas foi feta por mim (se fosse hoje não o fazia) num célebre torneio de futebol salão salvo erro no ano de 1997. Jogava eu, o Zico, o Nuno Galrinho, o Pedro Galrinho, o Maltez, o Octávio (e mais alguns que não me lembro), e nesse dia jogávamos contra a equipa do Cartaxo. Ele estava a jogar á frente e as coisas andavam picadas não sei porquê, há um lance mesmo no centro do campo em que a bola vem para mim e o Cartaxo veio logo de carrinho para me virar, eu repentinamente dei um passo atrás, simulei espetar umas bandarilhas e ainda gritei "olé"...bem aquilo foi o fim do mundo, o Cartaxo levantou-se depressa para me vir bater, o meu pai no banco (era o treinador) só dizia: "este gajo só me arranja é vacadas". O Nuno Galrinho ria que nem um perdido, o Octávio nem se fala...só sei que o meu pai tirou-me do jogo logo a seguir, eu saí passei pelo público onde estava a mãe e a esposa do Cartaxo e tive de ouvir das boas. De seguida agarrei na roupa e fui para casa tomar banho porque o Cartaxo estava disposto a acertar contas comigo e com toda a razão.
O pior foi no dia seguinte, eu ia todos os dias ao café da cooperativa e o Cartaxo também e como tal teria de o enfrentar desse por onde desse. Cheguei lá e logo para atiçar aquilo assim que entrei o "Chico da cooperativa" virou-se para mim e disse: "Olha o Luísito de Portugal". Bem aquilo ainda piorou mais o meu estado psicológico porque o Cartaxo estava lá na outra sala a jogar ás cartas. Entretanto chamei-o, ele veio ao pé de mim e pedi-lhe desculpas pelo acto erreflectido que tinha tido, disse que não havia desculpas para o que tinha acontecido e que lamentava a situação. Para meu espanto ele disse-me: "epá desculpa lá também porque eu também me passei antes disso acontecer por isso amigos como dantes". Lembro-me como se fosse hoje.
Foi uma situação caricata que mais uma vez não tem qualquer tipo de desculpas e que se fosse hoje não aconteceria.
Para terminar só posso realçar aquilo que tenho mais presente na memória relativamente ao Cartaxo: é um excelente amigo que veste a camisola seja pelo que for e por quem for, tá sempre disponível para as vacadas e sempre que estamos com ele há sempre "comédias" pelo ar.
Ficam estas duas fotos e deixo aqui um grande abraço ao Cartaxo porque também foi na companhia dele que num belo dia fomos á academia de Alcochete estabelecer um prótocolo com o Sporting e na nossa chegada vimos o Paulo Bento e tivemos o prazer de o cumprimentar. Lembro-me termos comentado que seria o próximos treinador do Sporting e de facto ás 17 horas estava a ser anunciado como tal.


2 comentários:

Unknown disse...

Fica te bem esse simbolo... mais 2 grandes benfiquistas não assumidos.

Almeida disse...

Ah grande Cartaxo!!!!!!! Assim é que é!!!!